Mudanças no empréstimo | Fundação Copel

As mudanças na concessão de empréstimo começam a valer a partir de janeiro 2018

Para os participantes ativos, a concessão será realizada pelo portal da Fundação Copel, na área restrita,  mediante login e senha. Para tanto, será necessária a entrega de um Termo de adesão assinado e com firma reconhecida, uma única vez.

Os participantes aposentados poderão optar pela forma de concessão de empréstimo que poderá ser no portal da Fundação Copel ou presencialmente junto à Central de Atendimento ou agentes regionais. Caso opte por solicitar empréstimo pelo portal, o aposentado deverá entregar o Termo de Adesão assinado e com firma reconhecida.


ATIVOS:


- O Termo de Adesão disponível aqui, deverá ser assinado com firma reconhecida em cartório somente pelo solicitante (não é necessário reconhecer firma das testemunhas). O documento deverá ser entregue à Central de Atendimento ou aos agentes regionais, uma única vez. Portanto, caso deseje realizar outro empréstimo o documento continuará válido.
 
- O participante ao solicitar o empréstimo pelo portal não precisará mais trazer o contrato impresso à Fundação. Será enviado um e-mail para confirmação do empréstimo e o participante apenas confirma a solicitação. Por isso, a importância de manter o cadastro atualizado.
 
- O Termo de adesão assinado e com firma reconhecida será obrigatório para todos os ativos.
 
- Os participantes poderão emprestar até o limite máximo equivalente à reserva de poupança (previdência). Os novos empregados, que ainda não possuem reserva ou reserva muito baixa, poderão solicitar empréstimo de até no máximo o equivalente a dois salários.
 
- Não será mais necessário apresentar avalista.
 
- Extinção de concessão prefixada e alteração do prazo máximo de 60 para 120 meses.
 

 
APOSENTADOS:
 
 
- O Termo de Adesão disponível aqui, deverá ser assinado com firma reconhecida em cartório somente pelo solicitante (não é necessário reconhecer firma das testemunhas). O documento deverá ser entregue à Central de Atendimento ou aos agentes regionais, uma única vez. Portanto, caso deseje realizar outro empréstimo o documento continuará válido.

 

- O Termo de adesão assinado e com firma reconhecida será obrigatório apenas para os aposentados que optarem solicitar o empréstimo pelo portal. Para os demais, o termo será facultativo.


 - O participante ao solicitar o empréstimo pelo portal não precisará mais trazer o contrato impresso à Fundação. Será enviado um e-mail para confirmação do empréstimo e o participante apenas confirma a solicitação. Por isso, a importância de manter o cadastro atualizado.
 
- O limite máximo de concessão para os aposentados será alterado de oito vezes para dez remunerações para os que aderiram ao Plano Pecúlio, e de oito para cinco vezes a remuneração para os aposentados que não aderiram ao Plano Pecúlio.
 
- Não será mais necessário apresentar avalista.
 
 
- Extinção de concessão prefixada e alteração do prazo máximo de 60 para 120 meses.


PENSIONISTAS:
 
Não haverá mais concessão de empréstimo para pensionistas.