Sua Previdência Plano III | Fundação Copel

Conheça o Plano III

Criado em 1998, o Plano III é um plano de previdência complementar de aposentadoria. Com ele, você tem a possibilidade de formar um fundo de reserva financeira durante a sua vida profissional. Diferente dos planos de previdência abertos, o Plano III conta com o suporte da empresa patrocinadora. Isso significa que a cada contribuição normal a sua patrocinadora contribui com o mesmo valor. A reserva formada será transformada em benefício no momento da sua aposentadoria.  

O Plano III possui duas fases:

Contribuição

É o período em que você vai acumular recursos, formando a sua poupança previdenciária. Durante esta fase, as suas contribuições são somadas às contribuições da patrocinadora e ao retorno dos investimentos realizados durante todo o período trabalhado. Neste momento é importante entender que quanto mais você poupar, maior será o será o seu benefício.

Concessão do benefício

Chegou o momento da sua aposentadoria! Você vai receber um valor mensal vitalício, que é calculado com base no total acumulado, ou seja, de acordo com a sua reserva de poupança. Para chegar ao valor mensal do seu benefício é feito o seguinte cálculo: sobre o saldo da poupança previdenciária é aplicado o fator atuarial, índice composto por vários parâmetros, sendo eles:

  • Idade do participante na data de concessão do benefício;
  • Expectativa de vida;
  • Taxa de juros;
  • Composição familiar;
  • Rentabilidade dos investimentos – que prossegue durante toda a aposentadoria.

Na fase de concessão, o seu benefício é reajustado anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPB/IBGE. O Plano III também pode ser destinado como proteção contra riscos de morte, invalidez, acidentes e doenças.

Adesão

A adesão é facultativa e bem simples, você só precisa preencher um formulário. Todos os funcionários das empresas patrocinadoras podem aderir ao Plano III – e esta adesão permite ser também beneficiário do plano de saúde. É a oportunidade de viver tranquilo, garantindo sua saúde e planejando melhor seu futuro.

Nenhum arquivo encontrado.

Formas de Contribuição

Todo brasileiro sonha em aproveitar a aposentadoria sem problemas financeiros, com um bom rendimento mensal. E se ainda for possível manter o mesmo padrão de vida, melhor ainda. Viajar, apoiar a família, finalmente tirar aquele projeto da gaveta... Para que os seus sonhos se tornem realidade, basta se planejar com antecedência. Parece muito cedo para pensar nisso? Em se tratando da previdência, esperar o futuro chegar pode ser tarde demais!

Para conquistar uma aposentadoria que atenda as suas expectativas e necessidades, você pode contribuir de diversas formas com seu plano de previdência complementar.

Contribuição normal

Dividida em duas faixas: a primeira é limitada a 10 Unidades Previdenciárias (UP) - cada uma no valor de R$ 364,94 -, com descontos que variam de 2% a 4%. Os valores do Salário Real de contribuição (SRC) que ultrapassarem a primeira faixa terão um desconto de 12% sobre a diferença. Lembrando que para as contribuições normais a contribuição do participante e a contrapartida da patrocinadora serão sempre iguais.

Contribuição administrativa

São as contribuições destinadas à manutenção estrutural da Fundação Copel.

Benefício de risco

Esta contribuição visa formar um fundo de reserva para cobertura em caso de morte, invalidez, acidentes e doenças dos participantes.

Aumente seu benefício


Quanto maior for o valor da contribuição, maior será o seu rendimento ao se aposentar.
Existem algumas formas de aumentar o seu benefício: aporte, contribuição extra mensal e portabilidade. Navegue pelo portal e saiba mais a respeito de cada uma!

Aportes

São contribuições esporádicas de qualquer valor, que você pode fazer sempre que puder. Bons exemplos de aportes são as férias e o décimo terceiro. Por que não destinar uma parte deles para a sua poupança previdenciária? Seu futuro agradece!

Contribuição Extra Mensal

Vamos recapitular: quanto maior o saldo da sua poupança previdenciária, maior o benefício de aposentadoria. Ok, mas você já se perguntou se o valor contribuído hoje é suficiente para manter o mesmo padrão de vida amanhã? O que você pretende fazer quando se aposentar?
Com a expectativa de vida aumentada, altos custos na terceira idade – especialmente com saúde – e perda do salário como ativo no mercado de trabalho, fica difícil imaginar como se manter apenas com o benefício do INSS, não é mesmo?
Para driblar esse cenário, além das contribuições normais feitas mensalmente, você pode efetuar, por livre e espontânea vontade, a inclusão de valores adicionais a serem descontados em folha de pagamento. A única diferença da contribuição extra mensal em relação à normal é que, no primeiro caso, não haverá contrapartida da patrocinadora.

Portabilidade

Aumentar o saldo da sua poupança previdenciária é importante, porém é preciso confiar em quem irá administrar sua reserva para o futuro. Se você possui um plano de previdência complementar em outro fundo de pensão ou um Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) em uma instituição privada, como um banco ou seguradora, você pode transferir seus recursos para a Fundação Copel. A portabilidade é gratuita e não incide imposto de renda.


Regulamento

Acesse aqui o regulamento completo do Plano III. Leia e saiba mais sobre o plano de previdência complementar ideal para a sua aposentadoria.

Nenhum arquivo encontrado.