Programa Pró-Equidade de genero e raça | Fundação Copel




Composição do Comitê de Equidade de Gênero da Fundação Copel


Cassiana de Andrade, Denise Lorencini , Edna Rosane Palma, Emerson Luis de Andrade, Marcilea de Oliveira, Maria Elena Almada da Silva, Nathalia Luisa Andrade Leivas e Romiana Harue Oyama.


O que é?

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do Governo Federal do Brasil que, que através da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) e do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, que promove a igualdade mulheres e homens no mundo do trabalho.

A Fundação Copel é uma das empresas participantes da 6ª edição do programa.

A adesão é voluntária e para participar a instituição teve de elaborar um plano de ações a serem executadas ao longo de 2016 e 2017. Essas ações visam garantir o direito laboral de trabalhadoras e trabalhadores, brancas e brancos e negras e negros, e desta forma conquistar a igualdade dentro da instituição.


Quais são os objetivos?
(
site da SPM)

· Contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego; 
· Conscientizar e incentivar empregadoras e empregadores em relação às práticas de gestão de pessoas e de cultura organizacional que promovam a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens dentro das organizações; 
· Reconhecer publicamente o compromisso das organizações com a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho; 
· Promover a rede Pró-Equidade de Gênero e Raça; 
· Disponibilizar e divulgar um banco de práticas de igualdade entre mulheres e homens e raça no âmbito da gestão de pessoas e da cultura organizacional no mundo do trabalho.


Palestra - Violência contra a Mulher


Em junho deste ano, o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça deu início às ações propostas para a Secretaria de Políticas Especiais para as Mulheres. Uma dessas ações, prevê a realização de palestras com temas relativos à equidade de gênero e raça para o ano.

A primeira palestra foi realizada no dia 6 de junho, pela secretária da Secretaria Municipal da Mulher Roseli Isidoro com tema Violência Contra a Mulher. Todos os empregados da entidade  foram convidados a participar e a palestra foi realizada em duas datas distintas.



Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da FC presente na inauguração da Casa da Mulher Brasileira

Foi inaugurada, em Curitiba, no dia 15.062016, a Casa da Mulher Brasileira. O Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fundação Copel, presente no evento, foi representado por Marcilea de Oliveira e Maria Elena Almada da Silva. A ideia do espaço é garantir o acolhimento e atendimento integrado às mulheres vítimas de violência. A entrega foi feita com um ano de atraso, depois de problemas no percurso da obra.

Localizada na Avenida Paraná, próximo ao terminal do Cabral, a Casa da Mulher Brasileira promete inovar no atendimento humanizado de serviços públicos às mulheres. São quase 4 mil metros de área construída, num local que vai abrigar serviços de acolhimento psicossocial prestado pela Prefeitura de Curitiba, por meio de psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais.


Fundação Copel assina termo de compromisso pró equidade


No dia 19 de abril, em Brasília - DF, foi realizada cerimônia para assinatura do termo de compromisso referente a 6ª edição do selo pró equidade de gênero e raça, instituído pela secretaria especial de políticas para mulheres.
A Fundação Copel e a Copel comprometeram-se a conscientizar, sensibilizar e estimular práticas de gestão que promovam a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens. 
Os presidentes foram representados por Cláudia Lima, Gerente de Recursos Humanos da Fundação Copel, e por Jocéli Bogusz, Superintendente de Sustentabilidade da Copel.

Galeria de Fotos

Galeria de fotos

Galeria de Fotos