americo antonio gaion | Fundação Copel

Informações Pessoais:

Estado civil: Casado
Nacionalidade: Brasileiro
Idade: 50 anos
Naturalidade: Londrina
Filiação: Américo Gaion e Neusa Vitoretti Gaion


Objetivo:
 

Continuar zelando e trabalhando pelos interesses dos mais de 40 mil participantes (ativos, dependentes e assistidos), protegendo a entidade das interferências políticas e buscando uma gestão mais participativa por meio da indicação de, pelo menos, um diretor eleito entre os participantes.


Resumo Funcional: 

- Admitido na Copel em 1985 como eletricista de manutenção de linhas e redes, trabalhando em seguida nas carreiras, comercial, administrativa, gerencial e profissional.

- Membro do Conselho Deliberativo da Fundação Copel eleito pelos participantes ativos para o mandato de 2012 à 2016. Neste período, participei de todas as reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho. Foram mais de 70 reuniões totalizando mais de 500 horas de estudo e discussão de diversos assuntos de competência do Conselho Deliberativo.

- Membro do Conselho de Administração da COPEL, eleito pelos empregados para o biênio 2003/2004

- Membro do Conselho de Ética da Copel - 2003/2004, tendo participado da coordenação, implantação e disseminação do Código de Conduta da Copel.

- Representante da Copel e coordenador executivo do Programa Nacional de Gestão Pública - GESPÚBLICA no Paraná, ligado ao Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão- 2006-2007.


Formação: 

- Economista, formado pela Universidade Estadual de Londrina (1992)

- Pós graduação em Qualidade Total e Readministração pela Universidade Paranaense (1997)

- MBA Gestão do Negócio em Comercialização de Energia pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM (2004)


Resumo de Qualificações:


- Título de Profissional Certificado, emitido pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social - ICSS - 2014- 2017.

- Título de Profissional Certificado CPA 20, emitido pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais - ANBIMA - 2014- 2017.

- Certificado de conclusão do 5° Curso de Capacitação de Dirigentes e Conselheiros de Fundos de Pensão, emitido pela Universidade Positivo em 2012 com carga horária de 102 horas.

- Certificado de participação do Curso de Preparação para ANDIMA série 20, promovido pela Universidade Positivo em 2013 e com carga horária de 32 horas.

- Certificado de participação nos 33°, 34° e 35° Congressos Brasileiro dos Fundos de Pensão, promovidos pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - ABRAPP nos anos de 2012, 2013 e 2014, totalizando 51 horas.

- Certificado de participação no XVI Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão, promovido pela Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão - ANAPAR, em 2015, com carga horária de 12 horas.

- Certificado de participação no VII Seminário de Educação Previdenciária - Conselheiros das EFPC, promovido pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC em 2012 com carga horária de 8 horas.

- Certificado de Participação no 3° Seminário A Integração dos Órgãos Estatutários de Governança, promovido pela secretaria de Políticas de Previdência Complementar em 2014 com carga horária de 8 horas.

- Certificado de Participação no curso de Gestão de Riscos Corporativos, promovido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa em 2015 com carga horária de 8 horas.

- Certificados de participação na série de Encontros Regionais promovidos pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - ABRAPP em 2012, 2013, 2014 e 2015, com carga horária de 32 horas.

- Certificado de participação no IV Encontro de Previdência Complementar da Região Sul, promovido pela PREVIPAR em 2012 com carga horária de 24 horas.

- Certificado de participação no Seminário - Crimes de Lavagem de Dinheiro - Lei 12.683, promovido pela Fundação Copel em 2014, com carga horária de 3 horas.

- Certificado de participação no Programa de Integração dos Conselheiros, promovido pela Fundação Copel em 2015, com carga horária de 8 horas.

- Certificado de participação no Curso Aspectos Conceituais, de Governança e Administrativos das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, promovido pela Fundação Copel em 2015, com carga horária de 8 horas.

- Certificado de participação no Seminário - Governança Corporativa no Ambiente da Previdência Complementar Fechada, promovido pela Fundação Copel em 2014, com carga horária de 3 horas.

- Certificado de participação no Workshop Cenários e Tendências na Economia e nos Segmentos de Previdência e Saúde, promovido pela Fundação Copel em 2014, com carga horária de 3 horas.

- Certificado de participação no 18° Congresso UNIDAS - Cenários Atuais da Saúde e Novos Rumos para o Setor, promovido pela União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde em 2015, com carga horária de 16 horas.

- Certificado de participação no 6° Seminário UNIDAS - Economia da Saúde e Gestão, promovido pela União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde - UNIDAS em 2015, com carga horária de 16 horas.

- Certificado de participação no Curso de Utilização de Indicadores na Regulação, Negociação com Prestadores de Serviços e Gestão de Planos, promovido União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde - UNIDAS em 2013, totalizando 8 horas.

- Certificado de participação no curso Aspectos Jurídicos Fundamentais da Previdência Complementar, promovido pelo SINDAPP em 2012, com carga horária de 8 horas.

- Professor/instrutor da Escola de Governo do Estado do Paraná no curso: Gestão de Políticas Públicas e Projetos Governamentais.

- Coordenador executivo do Programa Nacional de Gestão Pública - GESPÚBLICA no Paraná - 2009-2010.


Trabalhos voluntários:

- Medalha de "Voluntário da Qualidade no Serviço Público", concedido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. (2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010).


Patentes e Publicações: 


- Instrutor do curso de Autoavaliação da Gestão Pública realizado em diversos municípios do Paraná, Superintendência de Polícia Federal do Estado do Paraná e do Acre, Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE em Brasília e na Superintendência Regional de Administração do Ministério da Fazenda. (2006 a 2010).

- Juiz do Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão - PPQG - 2007 e 2010.

- Palestrante no I Seminário CONSEPLAN de Planejamento - Brasília - 2010.

- Palestrante na 1ª Semana de Capacitação dos Gerentes do SEBRAE - Brasília - 2010.

- Palestrante no XLll Fórum Nacional de Secretários de Planejamento - Natal - 2010.

- Palestrante no Seminário Nacional de Ações Compartilhadas - PNAGE- Brasília- 2010.

- Instrutor do Curso de Preparação para Banca Examinadora do PQGF - Prêmio Nacional da Gestão Pública - 2003 à 2009.

- Tutor de E&D (Ensino a Distância) do Curso de Preparação para a Banca Examinadora do PQGF - 2005 à 2009.

- Examinador Senior do PQGF - Prêmio Nacional da Gestão Pública de 2003 à 2009.

Prêmios recebidos: 

- Certificado da Superintendência da Polícia Federal do Estado do Paraná e do Acre por ter contribuído para a melhoria da gestão pública (2010).

- Certificado do Ministério da Defesa por ter colaborado na implantação do Programa de Excelência Gerencial do Exército Brasileiro (2005).

- Reconhecimento da FNQ por meio do "Pin prateado" pelos 5 anos de atuação no Prêmio Nacional da Qualidade (2005).

- Continuar defendendo fielmente os interesses dos mais de 40 mil participantes da Fundação Copel (ativos, dependentes e assistidos).

- Continuar atuando em conjunto com as entidades representativas dos empregados ativos e aposentados para proteger a nossa Fundação Copel das interferências políticas;

- Continuar lutando por uma gestão mais participativa na Fundação Copel por meio da indicação de, no mínimo, um diretor eleito entre os participantes;

- Assegurar a todos os participantes o pleno acesso às informações, em linguagem clara e objetiva, relativas à gestão de seus respectivos planos de benefícios, sobre a política de investimento, saúde financeira e atuarial do plano entre outras informações relevantes.