Você sabe quais são as despesas dedutíveis no Imposto de Renda?

Você sabe quais são as despesas dedutíveis no Imposto de Renda?

São dedutíveis despesas com educação, saúde, previdência privada e pensão alimentícia, além de doações feitas à fundos dos governos municipal, estadual ou federal ou para entidades ligadas à cultura e ao esporte. Porém, para cada tipo de dedução há uma regra específica e todos os detalhes podem ser encontrados nas dúvidas da Receita Federal do Brasil na internet. Confira as principais dúvidas e valores:

Dependentes poderão ser declarados uma única vez e é preciso informar o CPF daqueles com oito anos. Abatimento: R$ 2.275,08 por dependente.

Gastos com educação que podem ser: mensalidades com educação infantil (creche e pré-escola), ensinos fundamental, médio e superior (graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu) e educação profissional (ensino técnico e tecnológico). O limite de despesas que podem ser abatidas é de R$ 3.561,50 por pessoa, incluindo o declarante.

Gastos com saúde são considerados: médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, hospitais, exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias. Cirurgias plásticas, reparadoras ou não, entram se tiverem finalidade de prevenir, mantiver ou recuperar a saúde física ou mental do paciente. Gastos com planos de saúde e planos odontológicos também são dedutíveis. Não possui limite máximo para abatimento desde que apresente receituário médico e nota fiscal ou recibo.

Gastos com Previdência Social não têm limite de valor. E para abater o gasto com Previdência Complementar (como é o caso da Fundação Copel) é permitido deduzir todas as contribuições feitas aos planos previdenciários até o limite de 12% da renda anual tributável.

Lembramos que todas estas deduções valem para as pessoas que fazem a declaração no modelo completo. No modelo simplificado, não há lançamentos de dedução.


1066