contribuição extra | Fundação Copel

O que são?

Contribuições Extras Mensais são contribuições realizadas pelo participante, de acordo com o percentual desejado, além das contribuições normais já realizadas mensalmente.
Um pequeno valor a mais todos os meses pode melhorar o valor do seu benefício futuro de aposentadoria.

Acessando o menu Minha Previdência, na área restrita do portal da Fundação Copel, você pode acompanhar o saldo de sua poupança previdenciária e simular o valor do seu benefício futuro.


Vantagens

UTILIZAÇÃO DO TEMPO A SEU FAVOR

Como as contribuições realizadas são rentabilizadas mensalmente, quanto mais cedo começar a contribuir, por mais tempo elas ficarão rendendo e maior o saldo de sua poupança previdenciária.

MAIOR RETORNO PARA SUA POUPANÇA

Ao investir em sua previdência complementar na Fundação Copel, você obtém maior retorno financeiro, pois por ser uma entidade fechada e sem fins lucrativos, as taxas praticadas são menores do que em outras instituições e tem como objetivo apenas o custeio das despesas administrativas.

BENEFÍCIO TRIBUTÁRIO

As contribuições feitas podem ser deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda (IR) até o limite de 12% do valor dos rendimentos brutos anuais, caso opte pelo modelo de declaração completa. Quanto mais contribuições feitas ao plano, menor será o pagamento a ser feito ao IR ou maior o valor da restituição.

BENEFÍCIO FISCAL

Por ser uma entidade fechada de previdência complementar, os investimentos efetuados não são tributados. Isso significa que o retorno para o plano, e consequentemente para o participante, é maior.

GESTÃO ESPECIALIZADA E TRANSPARENTE DO SEU DINHEIRO

Conte com a expertise de uma equipe de profissionais especialistas em previdência e finanças, e uma gestão transparente, na qual o participante tem participação direta na tomada de decisões por meio de seus representantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal.

MENORES TAXAS ADMINISTRATIVAS EM COMPARAÇÃO COM O MERCADO

MANUTENÇÃO DO MESMO PADRÃO DE VIDA NA APOSENTADORIA

Quanto maior o saldo da poupança previdenciária, maior o valor do benefício e, consequentemente, menor o impacto com a redução de renda e a perda de benefícios que tinha direito enquanto empregado. Segundo pesquisa, apenas 1% dos brasileiros consegue manter o mesmo padrão de vida após a aposentadoria.

BAIXAS RENDAS PAGAS PELO INSS

A Previdência Social (INSS) apresenta benefícios cada vez menores, distantes da renda mensal recebida pelo contribuinte enquanto na ativa.

AUMENTO DA EXPECTATIVA DE VIDA DA POPULAÇÃO

Quanto maior a expectativa de vida, maior será o tempo de recebimento de benefício. Daí a necessidade de aumentar o valor da reserva financeira para a aposentadoria.


Características

  • Contribuição mensal
  • Pode ser solicitado a qualquer momento
  • Recurso financeiro de economia mensal
  • Não há limites mínimos ou máximos
  • Desconto em folha de pagamento
  • Solicitação por e-mail com valor desejado de contribuição extra
  • Valores podem ser declarados no IRPF do ano seguinte*

*Em caso de declaração completa do IRPF

 

OBSERVAÇÃO

Não há contrapartida da patrocinadora em caso de aporte, contribuição extra mensal e portabilidade, efetuado pelo participante, conforme regulamento.


Como Solicitar

Para realizar uma contribuição extra mensal, você deverá encaminhar um e-mail de solicitação, informando o valor do aporte e a data de vencimento do boleto, para previdencia@fcopel.org.br.